No total, 14 alunos de engenharia ficarão suspensos por terem feito trote abusivo contra calouros
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu suspender por até 45 dias alunos do curso de Engenharia Mecânica envolvidos em um trote violento contra os calouros. O trote ocorreu em maio fora do campus do Centro Politécnico, e foi filmado por um vizinho.
No trote do mês passado, imagens mostraram calouros do curso de Mecânica sendo obrigados a ficar ajoelhados enquanto os estudantes mais velhos derramavam algum tipo de líquido não identificado neles.
Depois da investigação que apontou a participação de cada estudante no caso, as penas foram anunciadas nesta semana. São sete estudantes punidos com 45 dias de suspensão e outros sete que ficarão suspensos por 30 dias.
A determinação das punições vai assinada pelo diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Luiz Fernando de Lima Luz Júnior e, segundo informa a universidade, passam a ser aplicadas imediatamente.
A UFPR tem aplicado medidas duras contra trotes violentos e chegou a expulsar alunos por comportamento antiético na universidade, como o caso de um aluno expulso neste mês por racismo.
Fonte: Jornal Plural de Curitiba