Inscrições começam nesta segunda (22) e vão até quinta (25)
Neste ano, as universidades estaduais do Paraná ofertam 4.706 vagas em 353 cursos de diferentes modalidades através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma digital do Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para graduação a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começam nesta segunda-feira (22) e seguem até quinta-feira (25) e devem ser feitas de forma online.
As oportunidades abrangem todas as áreas do conhecimento e contam com políticas afirmativas para o ingresso de estudantes pelo sistema de cotas raciais e sociais. Todas as universidades estaduais do estado têm vagas abertas: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP) e Paraná (Unespar).
As demais instituições de ensino superior paranaenses ofertam, no total, 4.539 vagas pela plataforma do MEC. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com 1.710 vagas disponíveis em 114 cursos, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 1.287 vagas para 120 cursos; a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com 841 vagas para 28 cursos; e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com 615 vagas para 16 cursos. A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) oferece 86 vagas em três cursos.
Podem concorrer às vagas disponibilizadas pelo Sisu todas as pessoas que que participaram do Enem de 2023 e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com login e senha da plataforma acesso.gov.br de serviços digitais do governo federal. A plataforma recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição anterior do Enem. É preciso preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolher até duas opções de curso entre as ofertadas.
Durante todo o período de inscrições, é possível alterar as opções de curso. Candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas na inscrição poderão, ainda, disputar uma vaga no ensino superior em uma lista de espera do Sisu.
Fonte: Brasil de Fato