Quatro universidades estaduais ficaram entre as 100 melhores instituições de pesquisa do Brasil
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 16ª melhor instituição de pesquisa do Brasil e ocupa a 21ª posição entre as melhores da América Latina.
A classificação da edição 2024 do ranking internacional Alper-Doger Scientific Index, traz ainda outras nove instituições federais e estaduais paranaenses que se destacaram entre 1.830 organizações públicas e privadas na região latino-americana. O sistema de classificação se baseia no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas de forma individual.
Uma das métricas da avaliação é o número de citações por publicação dos pesquisadores. Entre as universidades federais, além da UFPR, outras duas foram ranqueadas: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Já entre as universidades estaduais, são sete classificadas no total.
Quatro ficaram entre as 100 melhores do Brasil: Universidade Estadual de Maringá (17ª), Universidade Estadual de Londrina (21ª), Universidade Estadual de Ponta Grossa (55ª) e Universidade do Oeste do Paraná (94ª). As quatro também ficaram entre as 200 melhores da América Latina, com UEM, UEL, UEPG e Unioeste ocupando as posições 22, 28, 107 e 199, respectivamente.
Também integram o ranking a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Juntas, as sete instituições estaduais somam 1.159 pesquisadores classificados entre os melhores do mundo. Ao todo, foram ranqueadas 576 instituições brasileiras entre universidades, institutos, hospitais e empresas.
Fonte: Band News