Serão ofertadas 3.934 vagas em 117 cursos nos 13 campi da instituição. Inscrições vão até 9 de outubro.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu as inscrições para o vestibular de verão. Ao todo, serão ofertadas 3.934 vagas nos 117 cursos dos 13 campi da instituição. As aulas começam no primeiro semestre de 2025.
O prazo das inscrições vai de 19 de agosto a 9 de outubro, no Portal do Candidato. A taxa de inscrição é de R$ 150. O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto ou PIX.
O pedido da isenção da taxa pode ser feito até 22 de setembro, com o envio da folha resumo da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário-mínimo.
O Vestibular 2025 tem a opção de inscrição para três novos cursos:
- Tecnologia em Gestão do Agronegócio, em Medianeira;
- Bacharelado em Ciências Biológicas, em Dois Vizinhos;
- Engenharia de Produção, em Curitiba.
Esses novos cursos atendem a demandas específicas de cada região e oferecem um total de 57 vagas.
Cada candidato poderá concorrer a até dois cursos, um em primeira e outro em segunda opção. Caso não seja aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, ainda é possível participar da lista de espera de ambos os cursos.
Candidatos que ainda não têm a previsão de concluir o Ensino Médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever como “treineiro”.
A modalidade possibilita realizar as provas apenas com a finalidade de testar os conhecimentos, sem concorrer efetivamente às vagas.
Cotas
Do total de vagas ofertadas, 50% será reservada para:
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública;
- Renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo;
- Pretos, pardos, quilombolas ou indígenas;
- Pessoas com deficiência.
Pessoas que apresentam deficiência ou têm necessidades educacionais específicas podem solicitar adaptações razoáveis no período de 1º de setembro a 9 de outubro.
Para esses candidatos e para lactantes será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.
Na última edição do Vestibular (2024.2), o processo de classificação mudou. Primeiro, todos os candidatos concorrerão às vagas de ampla concorrência e, se não forem aprovados, os cotistas disputam as vagas reservadas para as cotas.
De acordo com o edital, o processo seletivo será dividido em duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas das disciplinas Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia, e outra de redação em língua portuguesa.
Para as questões de Língua Estrangeira Moderna é permitido escolher entre os idiomas espanhol e inglês no momento da inscrição.
As provas serão aplicadas dia 17 de novembro, presencialmente, nos 13 campi da universidade. E o ensalamento será divulgado a partir de 11 de novembro.
O resultado está previsto para 14 de janeiro, com a lista de espera no dia seguinte.
Fonte: G1