Região de Londrina terá nova praça
Os contratos de concessão das rodovias dos Lotes 1 e 2 do novo pedágio do Paraná foram assinados nesta terça-feira (30). As empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, que arremataram os leilões, passam a administrar mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro, até 2054.
O primeiro lote engloba 473 quilômetros de rodovias que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. Já o segundo lote, envolve 605 quilômetros estradas de trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
As rodovias da região de Londrina e cidades do Norte do Paraná, fazem parte do lotes 3 e 4, onde estão as praças de Arapongas e Jataizinho (BR-369), de Sertaneja (PR-323), além da nova plataforma de cobrança que será instalada entre Tamarana e Mauá da Serra (PR-445).
A previsão é de que os lotes 3 e 6 sejam leiloados ao longo de 2024. Já os pregões dos lotes 4 e 5 devem acontecer somente em 2025. As informações são da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Confira abaixo quais são os pedágios que devem atingir a região:
Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445.
Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986.
Promessas
Nos contratos dos lotes 1 e 2, as empresas deverão investir cerca de R$ 30 bilhões entre investimentos e manutenção das rodovias.
Entre as novidades, segundo o governo, estariam:
– descontos progressivos para veículos que instalarem tags de cobrança automática. Isso quer dizer que todas as vezes que passarem em uma mesma praça em um mesmo mês pagarão tarifas mais baratas. A ideia, segundo o governo, é beneficiar moradores de cidades próximas a praças ou que utilizam muito um mesmo trecho;
– redução progressiva nas tarifas de acordo com o número de vezes que o usuário trafegar em um mesmo trecho com pedágio. O desconto será aplicado progressivamente da 1ª até a 30ª passagem do veículo pela praça dentro de um mesmo mês, e após isso a menor tarifa possível se repetirá até o fim do mês, dependendo do fluxo do motorista;
– implantação gradativa, em alguns anos, do sistema free flow, que vai permitir que o valor pago seja proporcional ao trecho percorrido na rodovia concedida;
– câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos; Painéis de Mensagem Variável (PMV);
– iluminação em LED em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em movimento (WIM) de caminhões;
– sistema de monitoramento meteorológico próprio;
– disponibilização de internet nos pontos de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento ao usuário.
Fonte: Redação Tem Londrina