O projeto de lei visa proibir a realização de eventos que se utilizam de animais como entretenimento.
De acordo com o vereador Deivid Wisley (Republicanos), eventos como rodeios, vaquejadas e touradas, em diversas ocasiões, os animais sofrem lesões, como fraturas que os levam a serem sacrificados, sendo assim, o projeto de lei, pretende proibir expressamente essas atividades no Município de Londrina.
O projeto de lei visa proibir a realização de eventos que se utilizam de animais como entretenimento, tais como rodeios, vaquejadas, touradas ou eventos similares que promovem maus tratos e crueldade contra animais. Entre os dias 11 e 14 de abril, durante a 62ª Expo Londrina, haverá um rodeio na grade de programação da feira, que é considerada a maior da América Latina. De acordo com o vereador, o projeto de lei, não tramitará a tempo de impedir a execução do evento.
Apesar de ser um símbolo em cidades como Barretos e Sorocaba, há regiões em que a prática é proibida. Em São Paulo capital, por exemplo, os rodeios não são permitidos desde 1993. Deivid Wisley, ainda esclarece que o objetivo da presente lei é proibir unicamente a utilização de animais em eventos e não a realização de shows e demais atividades culturais e musicais que não envolvam a participação de animais.
O projeto foi protocolado nesta segunda-feira (05), o texto está na consultoria legislativa e não tem previsão para ser apreciado pelos demais 18 vereadores de Londrina.
Fonte: CBN Londrina