Abertura será às 9h, com a presença de diversas autoridades; conferência vai debater a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19
Nesta quarta-feira (9), às 9h, será realizada a cerimônia de abertura da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Guarda Mirim, na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, Bairro Aeroporto. São esperadas diversas autoridades, entre elas o prefeito Marcelo Belinati, a secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Magali Batista de Almeida.
A conferência será realizada pelo CMDCA, com apoio da Secretaria de Assistência Social, em dois dias, na quarta-feira (9), das 9h às 18h, e quinta-feira (10), das 8h às 18h, na sede da Guarda Mirim. As inscrições, para participar da conferência, encerraram no dia 4 de novembro. Ao todo, foram contabilizadas 450 inscrições.
O tema da conferência é “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades; ações necessárias para reparação; garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O objetivo é debater como ficaram os direitos humanos de crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19, as vulnerabilidades e as dificuldades desse público e quais ações foram e ainda serão necessárias para a reparação e a garantia das políticas públicas de proteção integral. A intenção é ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, para que haja, cada vez mais, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social das políticas públicas.
De acordo com a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, durante a conferência serão deliberadas e aprovadas as diretrizes e propostas para a Política Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2022- 2024. “Também serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e e será avaliada a implementação das deliberações da X Conferência Municipal”, informou.
Antecedendo a conferência, o CMDCA realizou 14 pré-conferências, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural, a fim de elencar as principais demandas e propostas do município. O Edital Nº. 003/2022 – CMDCA, de convocação da XI Conferência, foi publicado no Jornal Oficial nº 4734, de 22 de setembro, página 36.
Fonte: Redação Blog Londrina