Nesta semana, tem início a 2ª edição da Mostra de Cinema Negro de Londrina. O evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 27 de outubro, trará ao público a exibição de mais de 70 curtas-metragens ao longo de sua programação.
Sem caráter competitivo, o Festival visa ampliar o acesso a produções nacionais, responsáveis por debater diversos temas levantados pelo cinema negro, popular, indígena e infantil.
Organizada pelo Coletivo de Cinema Negro de Londrina (COCINE), a Mostra deste ano recebeu inscrições de filmes de quase todos os estados brasileiros.
Segundo Wellington Victor, integrante do COCINE, o processo de curadoria avaliou não apenas a qualidade técnica e estética das produções, mas também a composição das equipes produtoras.
“Assistimos a todas as obras, verificando se estavam alinhadas com as propostas da Mostra. Avaliamos critérios técnicos, estéticos e a composição das equipes produtoras, observando se havia participação de pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+, indígenas e outros grupos que representam a pluralidade do nosso cinema”, explica.
O Coletivo enfatiza a importância de oferecer um espaço mais plural e democrático na produção cinematográfica, alinhando a mostra com o objetivo de valorizar a memória e o patrimônio histórico da cultura popular brasileira.
“Dados levantados pelo COCINE demonstram que mais de 90% dos filmes assistidos no Brasil são dirigidos por homens brancos, e a maioria desses filmes são estrangeiros. Queremos, com a Mostra, equilibrar essa balança e oferecer ao público uma alternativa que promova a inclusão e a diversidade”, pontua Wellington.
Além das sessões de cinema, a programação contará com uma palestra sobre “Fotografia Popular”, que será ministrada pelo fotógrafo carioca Ratão Diniz. Reconhecido por seu trabalho em projetos populares na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, Diniz trará suas experiências e técnicas para o público de Londrina, abordando a importância de democratizar o acesso à linguagem fotográfica.
O evento é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As sessões acontecerão em diversos pontos da cidade, como a Biblioteca Pública de Londrina, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UEL), e a Vila Cultural Casa da Vila.
Agenda
- Sábado, 12/10 – tarde: Sessão Mostra de Cinema Infantil, Associação Ciranda da Cultura, região oeste;
- Quinta-Feira – 17/10 – noite: Sessão Mostra Geral de Filmes; Ocupação Flores do Campo, região norte;
- Terça-Feira – 22/10 – tarde: Sessão Mostra Londrina, Biblioteca Pública de Londrina, região central;
- Terça-Feira – 22/10 – noite: Sessão Mostra Geral de Filmes, Biblioteca Pública de Londrina;
- Quinta-Feira – 24/10 – tarde: Sessão Mostra Geral de Filmes, Biblioteca Pública de Londrina;
- Quinta-Feira – 24/10 – noite: Palestra “Fotografia Popular”, com o fotógrafo carioca, Ratão Diniz, Biblioteca Pública de Londrina;
- Sexta-Feira – 25/10 – manhã e tarde- Sessão Mostra Geral de Filmes, NEAB/UEL;
- Sábado – 26/10 – manhã – Sessão Mostra Geral de Filmes, Norte Cultural;
- Domingo – 27/10 – tarde e noite – Sessão Mostra Geral de Filmes, Vila Cultural Casa da Vila, região central.
A programação completa e mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site oficial.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão