A Petrobrás teve lucro histórico de R$ 44,5 bilhões em um trimestre. O preço do diesel voltou a subir na terça. O salário mínimo tem desvalorização histórica com a inflação. Sindicatos correm para conseguir os 10% de reajuste diante dessa escalada do custo de vida. Como disse na semana passada, enquanto eles dormem e acordam milionários, nós acordamos para correr atrás do pouco que nos resta.
A princípio, parece que essas imagens não estão relacionadas. Eles ganham, pois são merecedores? Pois o mercado é racional? Eles ganham em cima da gente! A Petrobrás em cima dos preços exorbitantes que estão muito acima dos seus custos de produção. Esse valor deveria ser repassado para o governo que é seu sócio majoritário, pois ela é uma empresa pública, mas vai para os acionistas. Assim, alguns poucos capitalistas estão ganhando à custa de todo brasileiro. O lucro é um excedente ante os custos, uma margem, não é natural. No fundo, o que reveste o lucro, é uma ideologia da desigualdade, o investimento passado que deve submeter o trabalho presente. Isto é, o lucro tem um conteúdo social: trabalhamos para produzir lucro. Segundo o NUPEA, aquele que ganha salário mínimo, trabalha 111,3 horas para comprar a cesta básica e é esse o valor que é transferido para algumas pessoas que trabalharam algumas horas para ganhar parte dos R$ 44,5 bilhões Os trabalhadores da Petrobrás veem pouco desse lucro. O governo do Bolsonaro e Guedes é o da alta concentração de renda. Pois essas cifras extraordinárias equivalem ao trabalho de milhões de brasileiros.
A mídia defende esse absurdo, remoendo na ideologia econômica. Eles dizem que nosso refino é atrasado. Que precisamos acompanhar o mercado internacional, pois senão há desabastecimento. É uma chantagem típica de mafiosos: “se você não me dar tudo que tem, você vai morrer”, aqui é: “se você não aceitar meu lucro bilionário de 44,5 bilhões, vocês vão ficar sem gasolina, diesel, gás e vão morrer de fome”. Aí o brasileiro faz de tudo para garantir a riqueza de uns poucos, à custa da pobreza de todos. E Guedes fala que pagar salário mínimo alto, vai fazer o Brasil quebrar. Mas como vai quebrar, se a Petrobrás que é pública tem 44,5 bilhões de dólares de lucro? Como vai quebrar, se emitimos nossa própria moeda.
Esse lucro é um escândalo e é político. Por isso é com política que se resolve! Com mudança de governo e ação!