Nesta quarta-feira (7), indígenas bloquearam a pista na PR-445 entre Londrina e Tamarana durante um protesto contra o marco temporal, que tem a validade apreciada no Supremo Tribunal Federal (STF), também nesta quarta. A medida que estabelece novas regras para demarcações de terras indígenas pode acarretar na expulsão e em onda de genocídio contra os povos originários.
A manifestação acontece em diferentes regiões do país para pressionar os ministros do STF a derrubarem a proposta aprovada por deputados federais na semana passada.
Com a lei, não serão autorizadas demarcações para as populações que não ocupavam as áreas até a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro 1988, ou seja, os povos indígenas podem ser expulsos de suas aldeias.
Na Câmara dos Deputados o projeto contou com apoio integral dos parlamentares da bancada ruralista. Os deputados de Londrina Luisa Canziani (PTB), Diego Garcia (REPUB) e Marco Brasil (PP) votaram favoráveis ao projeto. Já o deputado Filipe Barros (PL), não participou da votação.
Fonte: Redação Tem Londrina