Giovani Mattos diz que, caso fosse aprovada, a proposta não iria ter efeito prático, e destaca que é a prefeitura que precisa ampliar o número de vagas para embarque e desembarque de passageiros, não só aos motoristas de aplicativo, mas para toda a população
O vereador Giovani Mattos (PSC), autor do projeto que prevê a criação de bolsões de estacionamento para que motoristas de aplicativo possam embarcar e desembarcar passageiros em Londrina, retirou a proposta de pauta durante a sessão desta terça-feira (4) da Câmara Municipal. A matéria vai ficar com a tramitação suspensa por cerca de um mês e só deve voltar a ser discutida em agosto, depois do recesso parlamentar. Antes da retirada, Mattos disse que, desde a realização de uma audiência pública para a discussão do projeto dele e de outros dois que também preveem melhorias aos motoristas de aplicativo, foi possível verificar que a proposta vai na contramão do que é previsto pelo Conselho Nacional de Trânsito, que já estabelece vagas de embarque e desembarque de passageiros não só à categoria, mas para toda a população. O vereador afirmou que, mais do que ser autor de um projeto que poderia ser considerado “ineficaz” após a sua aprovação, ele quer trabalhar para encontrar a melhor forma para atender a reivindicação dos motoristas de aplicativo, que reclamam da aplicação de multas por parte dos agentes da CMTU sempre quando precisam parar para embarcar ou desembarcar passageiros principalmente na área central da cidade. No entendimento do parlamentar, é a prefeitura que precisa ficar responsável por ampliar esse número de vagas.
Mattos lembrou que, além do projeto dele, outra proposta, de autoria da vereadora Jessicão (PP), também prevê a criação das vagas para embarque e desembarque. Neste caso, a proposta foi aprovada em primeiro turno pela Câmara na semana passada, apesar de ter sido considerada inconstitucional pela assessoria jurídica do próprio Legislativo.
Mara Boca Aberta (PROS), autora de um terceiro projeto que prevê a criação de um aplicativo municipal para os motoristas, elogiou a postura de Giovani Mattos, destacando que, antes da aprovação de qualquer projeto voltado aos condutores, é preciso trabalhar para que a atividade exercida por eles seja regulamentada na cidade.
Fonte: CBN Londrina