Prazo termina às 23h59. Cada caso será analisado individualmente. Provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro
O prazo para candidatos que moram em cidades atingidas pelas chuvas no Paraná pedirem a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 termina às 23h59 de segunda-feira (20).
Inicialmente, os estudantes tinham até esta sexta-feira (17) para fazer a solicitação. O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Exame, anunciou prorrogação do prazo.
Cada caso será analisado individualmente. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Para fazer o pedido o estudante deve acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. Os dados não podem ser alterados após o envio. Veja a seguir um passo a passo.
As fortes chuvas que atingiram o estado desde meados de outubro afetaram milhares de pessoas em todas as regiões do Paraná, em dezenas de municípios.
A 1ª e a 2ª fase desta edição do Enem foram realizadas nos últimos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro. Os inscritos que não puderam comparecer ao local de prova devido à situação das chuvas e inundações podem solicitar a reaplicação.
A decisão de permitir a reaplicação foi tomada após a Secretaria de Educação do Paraná (SEED) enviar ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC).
Saiba como fazer o pedido:
1 – O candidato deve acessar o site do Inep, fazer o login com a senha.
Clique aqui para acessar o site do Inep
2 – Ao fazer o login, haverá um campo específico para o aluno solicitar a reaplicação da prova.
3 – Após a solicitação, um protocolo será gerado e será enviado para análise individual com a instituição aplicadora.
4 – O sistema receberá os pedidos até segunda-feira (20) e, se for aprovado, receberá a informação de que a prova será aplicada na terça (12) e quarta-feira (13) de dezembro nos locais indicados.
As provas do Enem
O primeiro dia do exame terá testes de linguagens, ciências humanas e redação. Já na segunda data serão cobradas questões de ciências da natureza e matemática.
Ao todo, 166.514 pessoas estão inscritas no Enem 2023 no Paraná. O número representa 4,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.
Fonte: G1 PR