Neste mês, a Biblioteca Pública de Londrina celebra a vida e obra da renomada escritora brasileira, Clarice Lispector, através do “Bibliocircuito 24”.
O evento, que ocorrerá a partir desta quinta-feira (16) até o próximo sábado (18), traz como tema “Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector”. Com as contribuições de uma equipe multiprofissional, a mostra apresenta o vasto trabalho da autora através de palestras, debates, exposições, apresentações artísticas, dentre outras atividades em torno do livro e da leitura.
Além das atividades programadas, o projeto também oferece oficinas preparatórios para a ocupação da Biblioteca Pública durante os dias do evento. Estas oficias, abertas à comunidade, têm como objetivo abordar aspectos específicos da obra de Lispector. Os temas incluem literatura e artes gráficas, mediação de leitura, artes plásticas e visuais, música e artes da cena, além de poesia falada.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente até a véspera de cada uma delas.
O “Bibliocircuito 24 – Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector” é uma iniciativa cultural promovida pelo Instituto Cidadania em parceria com a Biblioteca Pública de Londrina, com o patrocínio da Prefeitura de Londrina/Promic. Para a segunda edição, a organização escolheu Clarice Lispector como homenageada devido à sua influência na literatura brasileira e à riqueza criativa de sua obra, que abrange diversos gêneros e públicos.
Serviço
A CIDADE SITIADA – Oficina de Literatura e Artes Gráficas
Direção: Com Layse Barnabé de Moraes e Karina Rampazzo
Dias: 7 e 8 de maio (das 8 às 12 horas)
Local: Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (Av. Saul Elkind, 790 – Região Norte)
Esta atividade objetiva fazer a seleção de frases de Clarice Lispector e, a partir de suas inspirações, produzir literatura em formas breves para a confecção de cartazes, bandeiras, flâmulas ou material em outro suporte, que serão fixados na Biblioteca e em vários espaços de Londrina.
EU QUERO SER O OUTRO – Oficina com inspirações literárias, para sensibilização de mediadores de leitura
Direção: Com Sueli Bortolin e Samantha Abreu
Dia: 8 de maio (das 8 às 12 e das 14 às 18 horas)
Local: Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Voltada especialmente a professores da Rede Pública, multiplicadores, mediadores de leitura, esta oficina vai apresentar características dos romances e contos de Clarice Lispector, bem como outros temas transversais, e também vai buscar junto aos participantes estratégias e métodos de multiplicação dessas “contaminações poéticas” entre possíveis leitores. Dentre os participantes sairão contadores de histórias para um trabalho a ser realizado com crianças na Biblioteca Infantil.
ESCOLHER A PRÓPRIA MÁSCARA – Oficina de Artes Plásticas e Visuais
Direção: Com Daniele Stegmann e Eduardo Diniz (Napa)
Dias: 9 e 10 de maio (das 13 às 17 horas)
Local: Biblioteca Eugênia Monfranati (Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Região Sul)
Esta oficina nasce com o objetivo de explorar a visualidade em Clarice Lispector. Será direcionada a estudantes de artes plásticas, grafiteiros, chargistas, gravuristas, pintores e demais interessados para a produção de retratos de Clarice Lispector, com técnicas e suportes variados. O resultado será exibido em exposição na Biblioteca.
RESTOS DE CARNAVAL – Oficina de Música e Artes da Cena
Direção: Com Carin Louro e Paulo Vitor Poloni
Dias: 13, 14 e 15 de maio (das 19 às 21h30)
Local: Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Aberta a iniciantes e interessados em artes da cena, assim como para atores, dançarinos, performers, cantores e músicos, esta oficina vai trabalhar a seleção e ensaio de repertório para um sarau – baseado de modo livre na obra de Clarice Lispector e a ser apresentado durante a ocupação, nas sacadas e espaços da Biblioteca Pública Municipal.
O DIREITO AO GRITO – Oficina de poesia falada/slam
Direção: Com Luli Mc e Érica Paiva Rosa
Dias: 16 e 17 de maio (das 8 às 12 horas)
Local: Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi (Av. Saul Elkind, 790 – Região Norte)
Nesta atividade, serão realizadas leituras e discussão de textos com temáticas sociais da escritora Clarice Lispector em diálogo com a poética oral dos slams (campeonatos de poesia falada). A partir das discussões, temas e estilos de escrita, serão desenvolvidos exercícios de escrita criativa como um “direito ao grito”, conversando com as produções de Clarice e atualizando seus temas para o Brasil contemporâneo. O resultado também será apresentado em sarau durante a ocupação da Biblioteca.
Informações e inscrições gratuitas para oficinas – https://bit.ly/3Uy4Cjh
Com Assessoria.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão