O Sindicato dos Bancários de Londrina completa nesta sexta-feira (26/07), 67 anos de atividades na organização da categoria e dos seus direitos.
Entidade que nasceu de uma Associação, voltada por bancários e bancárias para realizar atividades esportivas e culturais, em pouco tempo passou a se dedicar em ações em defesa da jornada de trabalho, condições de trabalho e outras demandas, despertando a vocação sindical.
Foi por isso, que logo após a sua fundação, a Associação entendeu que seria melhor se tornar em uma entidade de classe. E assim, no dia 26 de julho de 1967 recebeu o reconhecimento do Ministério do Trabalho para atuar como Sindicato.
Desde então, foram inúmeras lutas travadas, passando pela greve de 1961, que garantiu o pagamento pelos bancos do 13º salário, e na de 1962, quando a categoria garantiu o fim do trabalho aos sábados.
Logo depois houve a intervenção militar, que durou pouco mais de 20 anos até que os bancários e bancárias conseguiram reconquistar a direção do Sindicato e passaram a seguir os princípios da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Com gestões pautadas na transparência e na democracia, a entidade tornou-se referência para a categoria bancária em todo o país e muitas outras categorias, tendo sua atuação reconhecida em âmbito nacional.
Atualmente, o Sindicato dos Bancários está na linha de frente da Campanha 2024, com dirigentes participando das negociações com os bancos para conquistar novos avanços na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
Fonte: Bancarios Londrina