Na manhã desta quarta-feira (22), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entregou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina Governador José Richa. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), também participou da solenidade de entrega. A ampliação deverá atrair novos passageiros, já que as ações ampliam a capacidade de atendimento do aeroporto de 1,5 milhão de passageiros por ano para 3,5 milhões.
Inseridas no Novo (Programa de Aceleração do Crescimento) PAC, as intervenções contemplam melhorias em todo o sítio aeroportuário. As obras aumentaram em 40% o tamanho do terminal, que passou de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados, e ampliaram a pista de pousos e decolagens em 150 metros. O terminou também ganhou um novo pátio com capacidade para seis aeronaves; nova área de escape; nova sala de embarque; fingers (pontes de embarque) para acesso direto às aeronaves; restaurantes e salas VIPs; e foi feita a construção de infraestrutura para instalação futura do ILS (Instrument Landing System).
O investimento da CCR Aeroportos, que administra o terminal, nas obras de ampliação e modernização do Aeroporto Governador José Richa, foi de cerca de R$ 200 milhões.
O governador também anunciou, durante o evento, que Londrina será sede da CCR no Estado. Além disso, ele frisou que há um planejamento para aumentar a quantidade de voos para todo o Estado. “Com relação a Londrina, com esta nova estrutura do aeroporto, naturalmente as companhias passam a aumentar o volume de voos. Sobre o ILS, é um equipamento importante, e essa ampliação do aeroporto vai facilitar os investimentos. A outra novidade é que Londrina será sede da CCR no Estado, então a cidade acaba de ganhar, além do Aeroporto novo, mais uma grande empresa com sede no Município”, disse.
O prefeito Tiago Amaral celebrou a conquista da cidade, com a entrega deste novo aeroporto e da vinda da CCR para Londrina. “É um dia de muita alegria, a estrutura de embarque e desembarque ficou muito boa, agora precisamos do ILS e da ampliação da taxiway porque isto vai dar agilidade na chegada e da saída dos voos e o destino de Londrina se tornará mais atrativo para as empresas”, enfatizou.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, contou que se reuniu, também nesta manhã, com o prefeito Tiago Amaral para trabalhar mais investimentos para o Aeroporto de Londrina. “Estamos trabalhando com três ações estratégicas: acelerar o processo para aquisição do ILS, que é fundamental e está em licitação, ampliação da pista em mais 450 metros, e ampliação da taxiway, que vai melhorar a manobrabilidade dos aviões que pousam aqui. É uma prioridade para o governo do presidente Lula, ampliarmos os investimentos em Londrina e no Paraná, por isso temos trabalhado essa parceria com o governador”, afirmou.
O presidente da CCR Aeroportos, Fabio Russo Correia, disse que se sente muito feliz com as melhorias realizadas, porque Londrina está recebendo um aeroporto do porte que a cidade merece e com possiblidade de crescimento. “Agora temos que trabalhar, cada vez mais, intensamente, para trazer mais voos para a cidade, desenvolver mais o aeroporto e ajudar no desenvolvimento da região”, destacou.
Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil, lembrou que 2024 foi um ano especial para o setor aéreo brasileiro em relação à movimentação de passageiros e investimentos para obras de melhorias dos aeroportos pelo país. “Foi um ano de recordes para o nosso setor, nós acrescentamos 20 milhões a mais de passageiros na aviação quando comparado com o ano de 2022. Tivemos recorde histórico na movimentação de turistas internacionais. Destacamos também o aporte de mais de R$ 4 bilhões investidos em requalificação dos nossos aeroportos, ampliação de terminal, de pistas, proporcionando mais conforto para o passageiro”, lembrou.
Fonte: Portal Tem Londrina