As inscrições para a seleção de bolsistas do projeto Ruar – Ecoartivismo estão abertas até as 12h de sexta-feira (07). A iniciativa, voltada para jovens entre 18 e 29 anos interessados em cultura, artivismo e educação ambiental, será realizada entre fevereiro e novembro deste ano, oferecendo formação gratuita e bolsas de R$ 300 a R$ 600. A seleção prioriza pessoas negras, indígenas, de baixa renda, oriundas de escolas públicas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
O Ruar – Ecoartivismo é uma iniciativa da Vila Cultural Alma Brasil, patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e conta com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), via Copel. O projeto também tem parceria com o Coletivo Quizomba, Universidade Estadual de Londrina, Norte Cultural e Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Segundo Naná Souza, gestora de comunicação do Ruar, o projeto busca integrar cultura, meio ambiente e sustentabilidade. “Apesar de termos uma vasta produção cultural em Londrina, ainda é incipiente a interseção da cultura com o meio ambiente. Essa foi a motivação para a criação do Ruar, que terá 20 horas semanais de atividades, com dois encontros presenciais e ações on-line”, explicou.
Os participantes terão formação teórica e prática voltada para o artivismo e educação ambiental. As aulas serão realizadas na Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693, Vila Brasil) e no Norte Cultural (Rua Lino Sachetin, 500, Conjunto Luiz de Sá). O projeto também promoverá visitas a áreas verdes, com atividades de manejo e revitalização no fundo de vale da Vila Brasil e na Praça Ângelo Kretã, na zona norte. Além disso, os bolsistas terão a oportunidade de participar da organização de eventos culturais, incluindo quatro edições do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais.
Evento de lançamento
O lançamento oficial do projeto está programado para o dia 22 de fevereiro, na ocupação urbana Flores do Campo. Na ocasião, será entregue o Centro Cultural Comunitário Ocupação Flores do Campo, iniciativa dos próprios moradores do assentamento urbano. Caso chova, o evento será transferido para o Norte Cultural. A programação incluirá diversas apresentações artísticas, que serão divulgadas nos próximos dias.
Como participar
Os interessados devem preencher o formulário disponível nas redes sociais do projeto. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: contatoprojetoruar@gmail.com ou para o perfil do Ruar no Instagram. O resultado será divulgado em até sete dias após o encerramento das inscrições.
Fonte: Paiquerê FM