Sabatina contará com a presença de concorrentes do PSOL, PDT e PT
Nesta quarta-feira (24) representantes do Coletivo de Sindicatos de Londrina estiveram em Curitiba participando de reunião com assessores de candidatos ao governo do Paraná que já confirmaram presença no debate eleitoral, agendado para 1º de setembro no Auditório Cyro Grossi, Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir das 9h30.
Compareceram ao encontro na capital paranaense: Gabriel Feltrin (assessor da candidata Ângela Machado – PSOL), Marcela Martins (assessora do candidato Ricardo Gomyde – PDT) e Milton Rocha (assessor do candidato Roberto Requião – PT). Na ocasião, os membros das legendas assinaram termo de concordância com as regras estabelecidas para a sabatina. Somente Ratinho Júnior não participará. Em resposta ao convite, a assessoria do candidato pelo PSD, que busca reeleição, informou que não será possível comparecer, pois no mesmo dia e horário, cumprirá agenda em Curitiba.
Para Marcelo Seabra, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-Administrativos da UEL (ASSUEL) e integrante do Coletivo de Sindicatos de Londrina, o encontro com os assessores foi importante porque atende ao protocolo da justiça eleitoral que estipula a obrigatoriedade da assinatura dos concorrentes ao documento que estabelece as regras do debate. “Foi mais uma etapa vencida para a organização deste evento tão importante, onde toda comunidade londrinense terá oportunidade de conhecer os candidatos que disputam o comando do Palácio do Iguaçu para os próximos quatro anos”, declara.
A visão é compartilhada pelos assessores das candidaturas. Em entrevista ao programa Aroeira, Gabriel Feltrin, coordenador de campanha da candidata Ângela Machado (PSOL) ressalta a importância do debate para que os candidatos possam expor a suas propostas e apontar quais pautas defendem. Ele destaca também o fato da organização do encontro partir de entidades que representam a classe trabalhadora. O evento será o primeiro debate realizado em Londrina com candidatos que concorrem ao governo do estado no pleito de 2022.
“Quero saudar a iniciativa do Coletivo de Sindicatos de Londrina, é fundamental que a gente tenha espaços voltados ao debate de ideias, onde a gente possa confrontar as diferentes perspectivas sobre o estado do Paraná e, sobretudo, um debate que está sendo organizado pela classe trabalhadora. Isso tem que ser valorizado”, afirma Feltrin.
Marcela Martins, coordenadora de campanha do candidato Ricardo Gomyde (PDT) salienta que os debates são momentos fundamentais para que a população conheça mais os concorrentes e seus programas de governo alcançando, assim, mais segurança para escolher seu representante. A advogada assinala, ainda, o fato do encontro ser sediado na UEL. Para ela, o ambiente possibilita a aproximação com as juventudes. Levantamento realizado pelo Portal Verdade, identificou que, em 2022, o número de eleitores jovens aumentou 60% no Paraná ante a 2020.
“Os debates são muito relevantes e úteis tanto para os eleitores quanto para os candidatos. É uma forma do eleitor conhecer os candidatos porque o período de campanha é muito curto, então, é um modo de aproximar estes dois polos, ainda mais na UEL, que é um meio acadêmico e é muito importante para os jovens estarem inteirados na política”, observa Martins.
Milton Rocha, integrante da campanha de Roberto Requião (PT) também pontua a importância do debate para que os candidatos sejam questionados acerca de seus respectivos projetos políticos e também a fim de que dialoguem com os adversários.
“A campanha eleitoral, pelo menos de 2016 para cá, ficou mais curta, reduziu o tempo pela metade, mas nesses 45 dias é o momento de expor os candidatos. Quando eu falo expor os candidatos digo no sentido propositivo da palavra para que o eleitor conheça tanto o que o candidato tem de bom e eventualmente o que ele tem de ruim. É importante conhecer também o passado dos candidatos, o que cada um deles já fez pelo estado”.
Pesquisa IPEC divulgada nesta terça-feira (23) sobre as intenções de voto da população paranaense, indicou que Ratinho Júnior (PSD) lidera a disputa, com 46% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar, aparece Roberto Requião (PT) com 24% das intenções de voto. Ângela Machado (PSOL) concentra 2% e Ricardo Gomyde (PDT), registra 1%.
Regras
O Coletivo de Sindicatos de Londrina estabeleceu normas para a sabatina que acontecerá em três blocos: o primeiro será destinado para perguntas de representantes das entidades que compõem o grupo e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEL. Os candidato terão 2 minutos para cada resposta. No 2º bloco, questões levantadas pela plateia serão sorteadas. Já no 3º bloco, os candidatos poderão direcionar perguntas aos adversários.
A ordem de apresentação dos concorrentes será sorteada e cada um irá dispor de 2 minutos. Nas considerações finais, cada candidato terá 3 minutos para responder à pergunta: Porque eu quero ser governador e porque eu mereço o seu voto? O debate possui apoio da Rádio UEL FM, Portal Verdade e contará com a mediação do jornalista Fábio Silveira.