Gratificações na Acesf e Caapsml, além do reajuste salarial aos guardas do município, foram aprovados em 2ª discussão
A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou de forma definitiva em 2ª discussão, nesta quinta-feira (27), quatro projetos de lei (PL), enviados pela Prefeitura, relacionados à remuneração de servidores municipais.
As propostas aprovadas definitivamente, aplicam reajustes salariais para os guardas municipais e a criação de gratificações na Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina) e para funcionários da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) que trabalham no atendimento às famílias enlutadas, no transporte, preparo dos corpos e sepultamento com a bonificação de 79 profissionais, com custo mensal de R$ 35.550,00.
As medidas com maior impacto financeiro são aquelas voltadas à Guarda Municipal. O primeiro ligado ao reajuste de 27,12% nos vencimentos (salários) e o segundo relacionado ao avanço de 34 níveis na tabela de remuneração. Os dois projetos foram aprovados com 13 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção.
De acordo com o presidente da CML, Emanoel Gomes (Republicanos), tais projetos foram considerados fundamentais pelos vereadores, os dois projetos enfrentaram críticas, não apenas pela forma como foram apresentados inicialmente pela Prefeitura, sem documentos orçamentários obrigatórios, como por possíveis violações da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Eleitoral devido ao momento em que foram enviados.
Após a aprovação, os guardas municipais, passam a receber a adequação salarial visando reestruturação da carreira, na medida em que os índices que serão aplicados nos vencimentos dos meses de julho, setembro e novembro de 2024 serão calculados de forma composta.
Fonte: CBN Londrina