Nesta quarta-feira (29), no Palácio do Planalto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou R$ 6,38 bilhões em investimentos para as rodovias do Paraná. O contrato firmado com a concessionária EPR Litoral Pioneiro levará benefícios para 27 cidades, incluindo Curitiba, e ampliará as conexões com o Porto de Paranaguá – o segundo maior do país em volume de exportações. O presidente Lula esteve presente na cerimônia.
O projeto, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa federal de concessão rodoviária, foi detalhado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e dos presidentes do BNDES e da EPR, respectivamente Aloísio Mercadante e José Carlos Cassaniga, que assinaram o contrato.
Do total de R$ 6,38 bilhões, R$ 829 milhões são em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures (títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo banco para captar recursos).
Na sua fala, Renan Filho destacou que este é segundo lote, de um total quatro, de rodovias paranaenses leiloadas. As demais também serão leiloadas até o final do ano.
“O Paraná vai captar o maior volume de investimentos em rodovias da sua história. R$ 60 bilhões serão investidos para melhoria da sua infraestrutura e o BNDES é fundamental neste processo”, disse o ministro dos Transportes.
Por sua vez, Mercadante ressaltou o trabalho de Renan na pasta, com nova dinâmica que permite que o banco realize estes grandes aportes estruturantes para o país: “O BNDES financiou 85% de todo o investimento nas estradas do Brasil, nunca antes foram liberados tantos recursos para o setor. Em 2024 aprovamos R$23 bilhões, o maior volume em 72 anos, recorde histórico”, afirmou.
Rodovias do Paraná
O Lote 2 compreende 604,2 quilômetros de extensão com trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e de rodovias estaduais.
Com os recursos financiados pelo BNDES, serão realizadas:
- duplicação de 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais;
- construção de 138 quilômetros de faixas adicionais;
- construção de 73 quilômetros de vias marginais;
- construção de novo acesso ao Porto do Paranaguá.
A concessão para a EPR Litoral Pioneiro é de 30 anos e serão investidos R$ 16 bilhões pela empresa durante as décadas (R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas). De acordo com o Ministério do Transporte, a malha concedida tem quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. Existe o indicativo de que os valores de pedágio nesta malha são 31% inferiores em relação a outras concessões.
R$ 161 bilhões em concessões
O anúncio desta quarta se soma ao que o ministro Renan Filho atribui ao maior programa de concessões de rodovias da história. Na apresentação da carteira de projetos de 2025 do Ministério dos Transportes, na terça (28), Renan revelou que serão realizados neste ano 15 novos leilões que devem injetar R$161 bilhões em investimentos na infraestrutura de transportes. Estes leilões se referem a 8.449 quilômetros de rodovias que serão concedidas ao setor privado.
“Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, pontuou o ministro.
Veja abaixo os leilões da carteira 2025:
Fonte: Portal Vermelho