A Justiça Eleitoral estabelece normas para garantir a legitimidade do pleito
No próximo domingo (6), 8.646.524 eleitores no Paraná participarão das eleições para prefeito e vereador. A Justiça Eleitoral estabeleceu normas para garantir a legitimidade do pleito. Os eleitores podem manifestar apoio a candidatos de forma silenciosa e individual, utilizando camisetas, botons e adereços que representem suas preferências políticas.
Entretanto, a participação em aglomerações com instrumentos de propaganda e o porte de armas em áreas próximas às seções eleitorais são proibidos, exceto para forças de segurança autorizadas. A legislação também proíbe ações que possam interferir na liberdade de voto, como o uso de amplificadores e a realização de comícios.
Dentro da cabine de votação, o uso de celulares e outros dispositivos que comprometam o sigilo do voto é vedado. É aconselhável que os eleitores anotem os números de seus candidatos em papel. Crianças, exceto as de colo, não podem entrar na cabine, mas eleitores com deficiência ou necessidades especiais têm direito a assistência.
A Justiça Eleitoral promove a campanha “Você sabia, Sabiá?” para informar os eleitores sobre os tipos de crimes eleitorais e as normas a serem seguidas durante o processo de votação.
Fonte: Tarobá