Os fatores que contribuem são a redução contínua das taxas de juros e o Desenrola, que oferece condições especiais para renegociar dívidas vencidas e negativadas
A inadimplência caiu no Paraná em março. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Fecomércio PR. No último mês, 90,5% das famílias informaram que estão com pendências financeiras contra 90,9% no mês anterior. Apesar da ligeira queda, os dados ainda preocupam. Isso porque a cada 10 famílias nove ainda se encontram no vermelho.
Já o número de paranaenses com contas em atraso caiu em março para 14,3% contra 22,5% apresentado no mesmo mês de 2023.
O cartão de crédito correspondeu a 88,3% das dívidas em março, enquanto o financiamento de veículo concentrou 6,8% e o financiamento imobiliário, 4,9%.
Cristiane Adami, analista de pesquisas da Fecomércio, informa que alguns fatores contribuem para a queda na inadimplência como redução contínua das taxas de juros e o Desenrola, o programa do Governo Federal que oferece condições especiais para renegociar dívidas vencidas e negativadas.
As famílias sem condições de pagar suas dívidas corresponderam a 4,6% no mês passado, praticamente o mesmo percentual de fevereiro.
O Paraná é ainda o estado com maior número de endividados, sendo o único acima dos 90% dos consumidores, segundo a pesquisa.
Fonte: CBN Londrina