As ações estão previstas para começar no dia 16 de outubro, e são uma parceria da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e da Secretaria Municipal de Educação (SME)
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolve atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as pessoas com idade a partir de 55 anos que frequentam o espaço.
A iniciativa, que é gratuita e acontecerá nas manhãs de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, surgiu a partir de demandas trazidas pelos idosos atendidos pelo CCI Oeste, e que foram prontamente atendidas pelas secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Educação. A unidade fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes.
As aulas estão previstas para começar no dia 16 de outubro, e serão ministradas pela professora da rede municipal, Karen Bettina Ikeda de Ortiz. Durante as atividades, Ortiz irá trabalhar com os mesmos conteúdos utilizados na matriz curricular da EJA, organizados por áreas do conhecimento com componentes curriculares que envolvem a linguagem, matemática, ciências da natureza e humanas e ensino religioso.
Como a primeira turma já está completa, o CCI Oeste informa que há uma lista de espera para a abertura de um novo grupo. Os interessados em ingressar na próxima atividade podem contatar a unidade pelo telefone (43) 3375-0334 ou pelo número de WhatsApp (43) 3375-0307.
Para a secretária municipal do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon, a ação articulada com a SME visa cumprir o Artigo 21 do Estatuto do Idoso, que dispõe sobre o direito à educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços, respeitando a pessoa idosa.
“A oferta da EJA no CCI Oeste é realizada considerando o Estatuto do Idoso, e consiste em um ensino conduzido de acordo com as especificidades do público idoso. É um serviço que visa atender a comunidade que frequenta e cria vínculos no Centro”, ressaltou.
Segundo a coordenadora da EJA, Dilcéia Cardoso de Lima, a modalidade atende educandos que, por diversos motivos e contingências da vida, não tiveram condições de percorrer uma trajetória escolar contínua na idade adequada.
“A importância da escola para estas pessoas está muitas vezes voltada a um sonho de ler e escrever, para melhorar suas condições de vida ou no mercado de trabalho. Para ter acesso ao mercado de trabalho, homens e mulheres idosas almejam aprender a ler e escrever a fim de ter autonomia, manter a cabeça ativa e fazer novas amizades”, ressaltou.
Fonte: Blog Londrina