O diagnóstico é positivo. O Governo Lula, por meio do MEC, está abrindo quatro novos cursos de medicina no Paraná. Este anúncio foi feito na semana passada. Já nesta semana, o governo, por intermédio da Itaipu Binacional, acaba de oferecer R$ 81 milhões para hospitais filantrópicos do estado. A ideia é colaborar na implantação de sistemas de geração de energia fotovoltaica (solar).
Os novos cursos de medicina no Paraná foram revelados pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), em visita ao ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo ele, “com essa iniciativa do Governo Lula, fortalecemos o atendimento à população e impulsionamos a economia local”, comentou.
Esses cursos serão implantados no Paraná em instituições situadas nas seguintes cidades de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Da região de Apucarana, o deputado estadual Arilson Chiorato comemorou o fato de sua cidade ter sido pré-selecionada. Segundo ele, a pré-seleção é resultado de uma articulação política com a presença de lideranças locais, incluindo ele e a deputada Gleisi Hoffmann, que se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana. “O curso de medicina, parte da expansão de cursos no interior, visa descentralizar a oferta e melhorar a qualidade da formação médica, alinhado à lei do programa Mais Médicos”, disse.
Energia limpa em hospitais
Se de um lado, novos cursos serão ofertados no Paraná, do outro, a Itaipu está investindo em saúde e energia limpa. A Binacional assinou convênio com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná para a construção e implantação de sistemas de geração de energia fotovoltaica (solar), a fim de garantir energia elétrica para as Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o estado. O convênio de R$ 81 milhões foi celebrado em evento nesta segunda (3), ocorrido na Associação Médica do Paraná.
“É assim que retornamos, ao Paraná e ao Brasil, os resultados positivos da empresa: investindo no meio ambiente, educação, saúde e infraestrutura, levando prosperidade e desenvolvimento a todo o estado”, destacou Verri.
Fonte: Brasil de Fato Paraná