Até o líder do Executivo na Casa votou contra a decisão de Belinati. Com a derrubada do veto, o Legislativo poderá promulgar a lei
Os vereadores derrubaram, durante a sessão desta terça-feira (23) da Câmara Municipal de Londrina, o veto do prefeito Marcelo Belinati ao projeto de lei, de autoria da vereadora Jessicão (PP), que libera o comércio de rua para funcionar 24 horas por dia na cidade. Pela proposta, os estabelecimentos poderão definir o melhor horário para o funcionamento, desde que não seja das 22h às 7h do dia seguinte. Durante este período, o funcionamento vai precisar ser discutido e acordado entre patrões e empregados.
A vereadora Jessicão comemorou a decisão tomada pelos colegas e lembrou que o projeto apenas flexibiliza e não obriga os comerciantes a funcionarem 24 horas por dia.
O veto foi derrubado com o voto de 15 dos 19 vereadores presentes. Até o líder do Executivo na Casa, vereador Eduardo Tominaga (PSD), votou contra a decisão de Marcelo Belinati. Apesar disso, ele garantiu que a relação com o prefeito se mantém estável.
Já a vereadora Lenir de Assis (PT), que votou a favor da manutenção do veto, disse que a flexibilização vai beneficiar apenas as grandes marcas, e que os funcionários vão ser os principais prejudicados pelo funcionamento das lojas em horários diferenciados.
O prefeito Marcelo Belinati tem dois dias úteis para reconhecer a decisão do Legislativo. Caso isso não ocorra, a própria Câmara poderá promulgar o projeto e transformá-lo em lei. Presente na Câmara, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Ângelo Pamplona, ressaltou a importância da flexibilização, destacando que, por meio da possibilidade de horário diferenciado, o comércio de rua vai se tornar mais competitivo no município.
Fonte: CBN Londrina