Nesta sexta-feira, 13, motoristas de aplicativo de Londrina realizaram uma carreata em protesto aos baixos valores repassados pelas grandes plataformas, como Uber e 99.
Organizado pela Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo de Londrina e Região (43MOB), o ato iniciou às 9h30, na Vila Casoni. A partir das 10h, os motoristas saíram em carreata, percorrendo diversas vias da cidade, como a Av. Duque de Caxias, Rua Sergipe e Av. Higienópolis.
O que é a 43MOB
A 43MOB é uma cooperativa de motoristas de aplicativo criada em Londrina, visando melhorar a mobilidade urbana e garantir uma remuneração justa aos seus associados.
Diferente das grandes plataformas, que cobram até 30% dos valores das corridas, a 43MOB limita sua taxa a 15%, permitindo que o motorista retenha uma maior parcela do valor pago pelos passageiros (saiba mais).
Demandas
De acordo com João Batista, presidente da cooperativa, a principal demanda dos motoristas é a defasagem dos valores repassados pelas grandes plataformas em relação ao que os passageiros pagam pelas corridas. Batista explica que, enquanto um passageiro pode pagar R$ 30, o motorista chega a receber apenas R$ 18, o que representa uma diferença significativa e insustentável para os trabalhadores.
“O valor entre o que o passageiro paga e o que o motorista recebe pelas grandes plataformas às vezes chega até 40%. Então, a pessoa paga 30 reais e o motorista recebe 18. Na 43MOB não vai ter mais isso. Pagar 30 reais por uma corrida, o motorista vai receber em torno de 27 reais”, afirma o presidente.
Condições de trabalho e falta de diálogo
Além dos valores repassados, Batista ressalta outras questões que afetam o dia a dia dos motoristas, como a falta de diálogo com os aplicativos e as condições de trabalho cada vez mais precárias. Segundo ele, o aumento constante do custo de vida, como o preço dos combustíveis, não tem sido acompanhado por reajustes nas tarifas das corridas.
“Hoje, abastecemos o carro a R$ 4, quando há pouco tempo era R$ 2,95, mas o preço das corridas é o mesmo de mais de um ano atrás”, pontua.
A organização afirma ter tentado diálogo com as plataformas, mas não obteve sucesso.
“É impossível, porque nem escritório aqui em Londrina eles têm. Tanto os passageiros quanto os motoristas, nós ficamos abandonados. A comunicação com essas empresas é feita exclusivamente por meio de assistentes virtuais”, desabafa o presidente.
Economia local
Um ponto importante levantado pela 43MOB é o impacto econômico negativo que a presença das grandes plataformas causa na cidade.
João Batista explica que aproximadamente R$ 4 milhões deixam de circular mensalmente em Londrina por serem destinados às empresas que operam fora do Brasil. A proposta da 43MOB é justamente reter esse dinheiro na cidade e promover o desenvolvimento local, melhorando as condições de vida dos trabalhadores.
Ainda, a 43MOB disponibiliza serviços diferenciados, como categorias específicas para transporte de animais, pessoas com deficiência e corridas solicitadas exclusivamente por mulheres.
Expectativas para o futuro
Batista afirma que, após a carreata, o setor espera que os passageiros londrinenses compreendam a importância de migrar para o aplicativo local.
“A resposta que estamos dando às grandes plataformas é que não dependemos mais delas. Se as reivindicações não forem atendidas, a 43MOB já possui um plano de ação que é priorizar os chamados feitos pelo aplicativo local e continuar conscientizando a população sobre os benefícios de apoiar uma cooperativa local”, finaliza.
Matéria da estagiária Joyce Keli sob supervisão