Festa deste ano foi realizada no Jardim Botânico, o que gerou reclamação de parte da população. Secretaria de Cultura avaliou realização das atividades de forma positiva, mas reconheceu que alguns pontos, envolvendo principalmente a falta de lixeiras e banheiros químicos, precisam ser ajustados
A Secretaria Municipal de Cultura pretende realizar na sexta-feira (24) uma reunião para discutir os prós e os contras da programação do Carnaval deste ano em Londrina e, também, para já começar a planejar as atividades do ano que vem. A festa do domingo (19), realizada de última hora no Jardim Botânico, na zona sul, reuniu mais de 15 mil foliões e foi considerada um verdadeiro sucesso pela secretaria.
Apesar disso, o evento gerou reclamações por parte dos participantes, que se queixaram principalmente da falta de lixeiras e de banheiros químicos, e também dos moradores do entorno, que ficaram indignados com a sujeira deixada pelas pessoas. As embalagens e garrafas eram tantas que as equipes de varrição da CMTU só conseguiram terminar de limpar tudo no início da tarde desta segunda-feira (20).
O resultado do serviço foi compartilhado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) nas redes sociais. A postagem foi uma resposta a uma série de mensagens de londrinenses que reclamavam da desorganização e também do fato de o evento ter sido realizado em uma área de preservação ambiental. A Prefeitura também garantiu que as licenças ambientais necessárias para a promoção da festa foram emitidas, e que as atividades ocorreram, basicamente, na avenida dos Expedicionários e no estacionamento do Jardim Botânico, e não no interior da área verde.
Na reunião de sexta, o comitê organizador do Carnaval deve fazer um balanço das atividades deste ano e elencar possíveis locais que poderão receber a programação em 2024. Há a possibilidade de o evento voltar a ser realizado no aterro do lago Igapó II, que só não recebeu os bloquinhos este ano por conta do período chuvoso que deixou boa parte do espaço alagada.
A Secretaria também vai avaliar se é possível realizar a programação em um local fechado, como o Centro de Eventos, na zona sul, e o Autódromo Ayrton Senna, na região norte da cidade. A ideia do município é começar a planejar o evento com bastante antecedência, para evitar que os contratempos ocorridos este ano voltem a ser registrados no ano que vem.
A CBN tentou contato com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, durante toda esta segunda-feira, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. Em entrevista à RICtv, ele confirmou a realização da reunião na sexta-feira, reiterando que, apesar das reclamações, a festa de domingo foi bastante elogiada e é avaliada de forma positiva pela Secretaria.
O Carnaval de Rua foi realizado com R$ 80 mil oriundos do Promic, que é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
Fonte: CBN Londrina