Competição ainda não tem data definida
No último domingo (8) Curitiba sediou a etapa estadual de classificação para o Duelo Nacional de MC’s 2023. O londrinense MC Adilsin consagrou-se campeão e irá representar o estado na grande final nacional.
Adilson Dias de Oliveira Júnior, conhecido nos movimentos culturais e nas batalhas de rima como Adilsin, nasceu na Zona Oeste e se mudou para a Zona Leste de Londrina em 2011, onde cresceu e teve a maior parte de sua vivência. Ele frequentou colégios locais, como a escola estadual Ana Molina Garcia e a escola municipal José Garcia Villar, além de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como “Lurdão”.
Seu contato com as batalhas de rap iniciou em 2016, quando participou de sua primeira competição. “Eu já acompanhava no YouTube algumas batalhas, mas não tinha noção do que aqui na cidade tinha, não tinha noção e nem dimensão disso. Eu comecei no final de 2016, batalhei cinco vezes, aí acabou o ciclo das batalhas, porque eles têm um tempo de férias e volta para o próximo ano. E no próximo ano eu comecei sério nas batalhas”, disse o vencedor em entrevista ao Portal Verdade.
Adilsin manteve sua participação ativa em competições de rap ao longo dos anos, e continua engajado em todas as batalhas locais. Apesar da repressão policial relatada pelos participantes (saiba mais aqui), esses eventos são frequentes em Londrina, ocorrendo diariamente, de segunda a domingo, em diversas localidades da cidade. São inúmeras oportunidades para os artistas se apresentarem e demonstrarem seu talento.
“Aqui está tendo muita batalha. Isso é muito bom para o próprio cenário local daqui, para os MCs, para os artistas, para as minas, para os manos, para as monas, para todo mundo que ama fazer arte, ama hip hop, ama se expressar de alguma forma”, avaliou.
A nível estadual, não foi a primeira vez que se envolveu. “Para mim, participar do estadual foi uma experiência grandiosa, tanto que também não foi a primeira vez que participei do estadual, foi a quarta vez que tentei, que estava lá, então eu já tenho uma caminhada sobre o estadual. Para mim, foi uma experiência muito grandiosa, e, graças a Deus, deu tudo certo. Vários MCs com qualidade, vários MCs que eu admiro e respeito. Dentre todos os anos que eu tentei, só tem MC de qualidade, sabe?”
A competição é fundamental para os MCs que buscam avançar em suas carreiras no rap. “Esse evento é muito importante para a gente, porque requer psicológico, abrir mão de muitas coisas. Só quem está fazendo isso entende como isso é importante. Muitas das vezes as pessoas não entendem isso, mas isso aí tem uma extrema importância para a nossa vida, porque isso pode mudar a nossa vida de uma hora para a outra. Tem MCs que, a partir disso, conseguiram reconhecimento e, a partir disso, mudaram a vida deles. Então, tem uma importância para a gente que faz isso, para a gente que faz arte, se dedica. Não é uma coisa que a gente faz em vão, que a gente está só ali. É muito mais.”
Uma excursão foi organizada em Londrina para viabilizar a participação dos interessados na etapa estadual. O coletivo Família de Rua buscou apoio, divulgou o evento e arrecadou fundos para cobrir os custos da viagem. Dois ônibus foram disponibilizados.
Segundo Adilsin, a organização cobrirá transporte e hospedagem para o Duelo Nacional de MC’s 2023, ainda sem data definida.
“Às vezes, muitos MCs têm o sonho de estar lá, mas só de estar lá também assistindo e vendo, presenciando tudo isso, é um sonho também, sabe? Vou falar aqui por Londrina também, que é a cidade de onde eu moro. Eu creio que eles vão correr atrás de custos para conseguir alguma ajuda, para conseguir uma estrutura. E conto que quem estiver na disposição para estar ajudando a gente, para estar tanto em questão financeira, tanto no busão, em alguma coisa, para poder estar ajudando esse pessoal, pessoal que sonha, que tem vontade de colar, sabe? Porque nossa cultura, infelizmente, tudo depende de nós mesmos, sabe? Cada um se unindo ali para fazer alguma coisa”, finalizou.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.