Atualmente em exibição no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma mostra que une cinema, arte e cultura indígena está marcando presença. Iniciada em março, a exposição intitulada “Cultura Kaingang: a fotografia de Kronun Kaingang” inaugura evento que ficará disponível ao público até o dia 28 de junho.
Destacando as fotografias cuidadosamente selecionadas pelo fotógrafo e cineasta na terra indígena Apucaraninha Kronum, a exposição oferece um olhar autêntico sobre os aspectos cotidianos e rituais da vida kaingang. Além da exposição visual, a mostra inclui uma série de atividades complementares, como a exibição de um mini-documentário sobre a alimentação kaingang, seguido por uma explicação detalhada do próprio Kronum sobre suas técnicas e inspirações fotográficas.
Para o professor José Miguel Arias Neto, diretor no NDPH, a importância da mostra é que ela compartilha exatamente os aspectos culturais da cultura kaingang. Ele destaca que, no caso específico desta exposição de fotos sobre alimentação kaingang, as imagens abrangem desde o preparo dos alimentos até a refeição conjunta dos kaingang, além de incluir a cerimônia do coverage, que consiste no banho com uma erva medicinal kaingang.
Ainda, segundo ele, a exposição evidencia processos de intercomunicação cultural do nosso presente, fazendo parte de uma reterritorialização da cidade e da região de Londrina, isto é, ressalta a presença dos kaingang em diferentes espaços do cotidiano. De acordo com o docente, é necessário romper com uma visão universalista da história, responsável pela reprodução de estereótipos e violências. Longe disso, observa Neto, o transcorrer da história se parece mais com vias e vidas que se entrecruzam e configura o nosso presente, contraditório e plural.
A exposição não apenas celebra a cultura kaingang, mas também promove valores de diversidade cultural e cidadania em nossa sociedade. É uma oportunidade não apenas para apreciar esteticamente, mas também para refletir sobre a importância de reconhecer e valorizar as múltiplas narrativas que moldam nossa identidade coletiva.
Serviço
Exposição “Cultura Kaingang: a fotografia de Kronun Kaingang”
Local: NDPH – UEL
Período: de 26 de março a 28 de junho de 2024
Entrada gratuita
*Matéria da estagiária da Sara Silva Santos sob supervisão.