Líder da bancada de oposição na ALEP fala sobre o pedágio no PR , reposição salarial dos servidores e sua posição diante do governo de Lula; lideranças sindicais destacam a luta pela data-base dos servidores e o resultado das últimas assembleias
O programa de rádio Aroeira, que é veiculado todos os sábados ao meio-dia na UEL FM, estreia sua 5ª temporada no próximo sábado (4). A iniciativa do projeto surgiu em 2018 por meio da Assuel Sindicato com objetivo de oferecer uma programação voltada para atender as demandas da categoria dos técnicos administrativos da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
No ano seguinte, o Sindiprol/Aduel começou a fazer parte do programa, sempre trazendo pautas importantes sobre a luta dos docentes da UEL e também da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Com o decorrer do tempo, o Aroeira passou a ser um importante canal de comunicação de outras categorias de trabalhadores e dos movimentos sociais de Londrina.
Para a jornalista Elsa Caldeira, que é a idealizadora do projeto, produtora e apresentadora do programa, o Aroeira é hoje uma das principais referências de comunicação dos sindicatos e também das minorias da cidade. “No começo as matérias eram voltadas às lutas dos servidores da UEL, mas com o tempo outros sindicatos foram apresentando suas demandas. Também recebemos muitas pautas de vários movimentos sociais da cidade, negros, mulheres, LGBTQ+, entre outros. Nossa prioridade é divulgar as ações e necessidades daqueles que mais precisam”, declarou.
Caldeira destaca ainda a importância da parceria com a UEL FM. “Fazer parte da grade de programação da rádio UEL, é uma honra para nós, por se tratar de um canal de comunicação muito sério, que nos dá autonomia para produzir nossas pautas”, disse.
O jornalista e assessor de comunicação do Sindiprol/Aduel, Guilherme Bernardi, que também faz parte da apresentação e produção do programa, se diz animado para a quinta temporada. “É muito bom começar outro ano na produção e na apresentação do Aroeira. 2023 promete ser de muita luta das trabalhadoras e dos trabalhadores e esperamos que a gente possa acompanhar e noticiar muitas vitórias e conquistas da nossa classe, a trabalhadora, que é o foco aqui do nosso programa de rádio na UEL FM”, declarou.
Já o presidente da Assuel, Marcelo Seabra garante que o Aroeira tem hoje um papel fundamental na divulgação da luta dos sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores. “O programa tem se consagrado como espaço de comunicação importante no fortalecimento do movimento sindical e principalmente nas lutas dos trabalhadores de Londrina região”, disse.
Ronaldo Gaspar, presidente do Sindiprol/Aduel, garante que, felizmente, aqui em Londrina e região, temos a rádio UEL, que é uma emissora que não se orienta com o objetivo de lucro. Por isso, há a possibilidade de existir um programa como o Aroeira, que, há alguns anos, nos brinda com temas, entrevistas, notícias e colunas caracterizadas por uma exposição dos fatos em consonância com princípios de objetividade e esclarecimento da população trabalhadora sobre os seus direitos, as suas lutas e os objetivos destas.
“Nessa nova temporada, o programa Aroeira, sob a direção de Elsa Caldeira e Guilherme Bernardi, sendo o resultado de uma parceria da ASSUEL Sindicato e do Sindiprol/Aduel, nos promete mais um ano de qualidade jornalística na informação e algumas doses de inserção musical da mais alta qualidade. Parabéns ao Aroeira e ao seu retorno nessa nova temporada”, declarou Gaspar.
Programação
E na estreia, o Aroeira está recheado de informações como a entrevista exclusiva com o deputado estadual Requião Filho que é o novo líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Ele vai falar sobre os desafios como a luta dos servidores pela data-base, a situação do pedágio e da sua postura de parceria e crítica diante do governo de Lula.
Os presidentes do Assuel e do Sindiprol/Aduel vão falar sobre os resultados das assembleias das categorias realizadas nesta quinta-feira, 2. O programa também mantém seu quadro de colunistas com as participações do economista Venâncio de Oliveira, o jornalista Fabio Silveira e o professor Reginaldo Melhado com sua Matula do Direito.