O relatório mensal do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostrou que Londrina perdeu 1.926 postos de trabalho em janeiro, na comparação a dezembro de 2024. Os dados divulgados também apontam déficit nas cinco cidades da região metropolitana de Londrina, totalizando 3.272 postos de trabalho com carteira assinada a menos.
Para o economista Marcos Rambalducci, o movimento é natural para o mês de janeiro, especialmente por conta das contratações temporárias de fim de ano.
A indústria liderou com folga o ranking dos setores que mais perderam postos de trabalho em janeiro, com saldo negativo de 1.168. Mas para Rambalducci, quem mais preocupa é a indústria, com 328 postos a menos. O economista explica.
Ainda não é possível prever como será a tendência para os próximos meses na cidade e na região. Segundo Marcos Rambalducci, o cenário será ditado pela reação dos empresários à alta da taxa de juros e o comprometimento do orçamento do Governo.
Apesar do número negativo em janeiro, Londrina fechou o ano com saldo positivo de 5.637 empregos com carteira assinada, evolução de 3,37%. O resultado foi inferior à geração de empregos nos anos anteriores. Em 2023 o saldo foi de 6.649 postos, em 2022 de 6.982 e em 2021 de 7.182 postos.
Fonte: CBN Londrina