Os quadros, da artista Eda Cavaleri, ficarão no saguão de entrada da sede da Prefeitura de Londrina, no Centro Cívico
Na próxima terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) irá promover a exposição Retratos Realistas da Maternidade, que ficará montada para exibição no saguão de entrada da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, localizada na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico. O público poderá conhecer os trabalhos somente neste dia, das 9h às 17h. Ficarão à mostra oito obras da retratista realista Eda Cavaleri.
A mostra faz parte da programação do mês das mães e, de acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações, da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o objetivo da exposição é unir arte e cultura. “A gente acha importante colocar na programação a questão cultural e a maternidade, representada de uma maneira tão sensível por uma artista mulher. Eu acredito que é bem significativo”, destacou.
Rampazzo acrescentou sobre a importância de trazer o tema e a representatividade da maternidade. “A gente pensou estrategicamente na Prefeitura pelo fluxo de pessoas e na questão da representatividade da mulher grávida, a mulher amamentando em forma de retratos. É também uma forma de quebrar estigmas de que a mulher não pode se expor, que a maternidade não pode ter uma beleza, expor essa feminilidade. Então, eu acho que a mostra também ajuda a levar uma reflexão sobre mulheres reais e suas vivências”, finalizou.
A autora das obras, Eda Cavaleri, trabalha com arte desde 2019 e começou fazendo pinturas com tinta acrílica, mas logo depois se especializou em desenhos realistas em lápis grafite, estilo de arte que estará trazendo para a exposição Retratos Realistas da Maternidade. “O realismo traz a essência da pessoa, os mínimos detalhes. É um trabalho de observação que eu faço à mão, eu olho a foto da pessoa e transfiro para o papel. Eu estou sempre retratando, sou uma retratista realista”, explicou.
Alguns dos quadros que Eda fez que serão expostos são de sua própria família, incluindo as duas filhas e a mãe. “É basicamente uma exposição familiar. E para mim, como mãe, o tema sobre maternidade é muito importante. A mãe é o porto seguro da casa, é a mãe que educa, é a mãe que dá a base, é a mãe que sustenta. Não é só a amamentação, mas ela sustenta a casa como um todo, porque trazer uma pessoa ao mundo é fácil, qualquer um traz, mas educar, criar com amor, isso é papel de mãe, mãe de verdade”, disse.
Fonte: Blog Londrina