Ampla programação é aberta a toda comunidade e inclui doação de alimentos, oficinas, palestras e mostra de hortas escolares
Entre os dias 14 e 22 de outubro, a Prefeitura de Londrina promove a Semana Municipal da Alimentação. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, e trará diversas atividades ao longo da programação, como doação de alimentos de produtores rurais, conscientização sobre desperdício de alimentos, palestra sobre rotulagem, oficinas e mostra de hortas escolares.
Essa será a terceira edição da Semana Municipal da Alimentação, com organização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). São parceiros da iniciativa, o CONSEA-LD, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Colégio Polivalente, Cooperativa de Agricultura Familiar Solidária (Coafas), Sesc Mesa Brasil e Sepat.
A abertura da Semana será realizada às 10h, no Restaurante Popular de Londrina, localizado na Rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central. Na ocasião, haverá uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CONSEA-LD). Em seguida, todos são convidados a almoçar e conhecer o Restaurante Popular, que serve refeições nutritivas e balanceadas pelo valor de R$ 3.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, estará presente na abertura e enfatizou que a Semana Municipal da Alimentação é uma ação de extrema importância, dentre as várias executadas pela pasta, pois traz notoriedade à temática e às atividades que a englobam, por meio de políticas públicas. “É uma iniciativa que informa e conscientiza a população a respeito da problemática relacionada à segurança alimentar, além de valorizar a importância da agricultura familiar. Além disso, terá cunho beneficente, onde colaboradores doarão centenas de alimentos para entidades cadastradas no Projeto Mesa Brasil. É com enorme satisfação que anunciamos a abertura da Semana Municipal da Alimentação, e toda comunidade está convidada a participar”, frisou.
No sábado (15), a professora Gerusa Martins Ayres, do Colégio Polivalente, estará na Feira de Produtos Orgânicos do Zerão para orientar a comunidade sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC’s) e Alimentação Saudável. Essa atividade será realizada das 8h às 11h, na Rua Capitão Almir Moreira, e é aberta ao público em geral.
A íntegra da programação está disponível na página da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, no Portal da Prefeitura. No site, também é possível acessar o material complementar, que traz receitas utilizando integralmente os alimentos. A agenda prossegue repleta de atividades, até o dia 21 de outubro, com palestra no auditório da Prefeitura.
Em 2022, as celebrações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) pelo Dia Mundial da Alimentação trazem como tema “Não deixar ninguém para trás – melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”.
A diretora de Abastecimento da SMAA, Amanda Cristina Andrello Costa, informou que o Dia Mundial da Alimentação evidencia a necessidade de conscientização da população mundial, e do poder público, a respeito dos problemas relacionados à segurança alimentar e nutricional que atingem milhares de famílias no mundo todo. “Em Londrina, a Semana da Alimentação será celebrada com ações que buscam valorizar a importância da agricultura familiar e agroecológica nos diversos espaços – rural e urbano, além do destaque em atividades voltadas à temática da segurança alimentar e nutricional”, disse.
Dentro da Semana Municipal da Alimentação, na próxima terça-feira (18), entidades credenciadas no Programa Mesa Brasil, do SESC, receberão alimentos doados pelos produtores da Agricultura Familiar cooperados à COAFAS. A entrega ocorrerá às 15h, na unidade Aeroporto do SESC (Rua Vasco Cinquini, 429).
Fonte: Redação Blog Londrina