Assuel recebeu solicitação dos técnicos para que, assim como HV e o HU, a clínica altere a nomenclatura para melhorar o atendimento
A transformação da Clínica Odontológica Universitária (COU) em Hospital Odontológico tem sido amplamente debatido entre servidores e dirigentes da Assuel Sindicato. Para eles, a medida não se trata apenas da mudança de nomenclatura, mas irá fortalecer os serviços por meio de mais repasses financeiros por parte do governo estadual.
“Acreditamos que sendo transformado em hospital escola, virá mais verbas para podermos atender mais pessoas, melhorar os serviços e abrir setores que foram fechados, como o pronto socorro 24 horas”, afirmou a técnica em enfermagem da COU, Angela Paula Sanches Pimenta, que trabalha na clínica há 23 anos.
Segundo ela, o serviço tem enfrentado muitas dificuldades desde que saiu do centro da cidade, há seis anos, principalmente com a falta de servidores para atender a população. ” Hoje estamos trabalhando com 50% do quadro de pessoal que tínhamos antes. Outro problema é que os serviços de lavanderia, laboratórios e algumas salas de aula continuam no prédio do centro e isso causa muitos transtornos”, disse.
Para a técnica de enfermagem, entre as formas de amenizar as dificuldades estão a finalização da obra do segundo pavilhão da clínica na UEL e a realização de concurso público. ” Em 2018 viemos para o novo prédio que tem uma ótima estrutura onde realizamos atendimento pediátrico, pronto socorro, centro de especialidade e trauma com menos de 40 servidores, isso tem sobrecarregado a categoria”, lamentou.
Reunião com deputado
Na busca de ajuda para transformar a COU em Hospital, foi realizada uma reunião nesta quinta-feira, 21, com o Deputado Estadual Cobra Repórter que contou com a presença do diretor da COU, professor Hélion Lino Júnior, o presidente de Assuel, Marcelo Seabra e a servidora Angela Pimenta.
De acordo com Seabra, a reivindicação dos servidores da COU é justa porque o atendimento feito à população é complexo e envolve várias áreas, assim como o Hospital Veterinário (HV) e Hospital Universitário (HU). “Nós entendemos que a COU já atende a população como hospital, o que falta é que o governo do estado reconheça isso para que possa disponibilizar mais recursos para a melhorar ainda mais serviços”, disse.
Após a reunião, o Deputado Cobra Repórter garantiu que irá verificar com sua equipe sobre o necessário para transformar a COU em hospital. ” Ajudamos para liberação de recursos para a construção do prédio novo da COU e agora vamos conversar com o governador, com os secretários da saúde e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino superior (SETI) para ver as possibilidades de atender as reivindicações dos servidores e do sindicato. Estaremos lutando pela finalização do segundo bloco e da equiparação dos direitos dos trabalhadores da COU com os valores recebidos pelos servidores do HU”, explicou.
Atendimento
A COU é a maior estrutura de ensino e atendimento odontológico do interior do estado. De acordo com o diretor, professor Hélion Lino Júnior, o pronto socorro atende 94 municípios. O último levantamento mostra que são realizados uma média de 100 mil atendimentos por ano e cerca de 300 mil procedimentos.
Para o diretor a conversa com o deputado foi produtiva. “Ele deu um norte para iniciar o debate com o governo sobre as possibilidade de transformar a clínica em hospital. Somos favoráveis às mudanças que possam contribuir para melhorar o investimento na saúde da população de Londrina e região”, declarou.
O atendimento da clínica ocorre de segunda a sexta, das 7h às 23h (com admissão de paciente até às 22h para o fechamento total às 23h). Aos sábados das 7h às 19h (com admissão de paciente até as 18h para o fechamento total às 19h). Domingos, recessos e feriados o Pronto Socorro não funciona.
Breve histórico
A Clínica Odontológica surgiu em 1963, na então denominada Faculdade Estadual de Odontologia de Londrina. Com a criação da Fundação Universidade Estadual de Londrina (FUEL) em 1971, o Curso foi integrado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Clínica Odontológica passou a ser uma subunidade deste mesmo Centro.
A Clínica, a partir de 02/12/93, foi institucionalizada como Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL) passando a denominar-se Centro Odontológico Universitário Norte do Paraná (COUNP), por meio da Resolução CU nº 2486/93 e de seu Regimento aprovado pela Resolução CA nº 2609/94 de 25/05/94. Em 22/01/2004 por meio da Resolução CU nº 01/04 houve alteração na nomenclatura do Órgão, passando de Centro para Clínica Odontológica Universitária (COU).