Aplicações podem ser feitas em pessoas a partir dos seis meses de idade, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Curitiba começa aplicação ao novo público na quinta (2)
Qualquer paranaense com mais de seis meses de idade poderá se vacinar gratuitamente contra a gripe no Paraná a partir desta quinta-feira (2). A decisão de ampliação foi anunciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta (1º).
De acordo com a pasta, agora as secretarias municipais de saúde vão traçar estratégias para atender o novo público. O imunizante está disponível nos 399 municípios do Paraná.
Em Curitiba, por exemplo, as aplicações para pessoas acima de seis meses começará na quinta (2), de acordo com a prefeitura.
As doses estão disponíveis em 108 unidades de saúde da capital. A unidade da Ouvidor Pardinho é a única que não vacina crianças.
Os endereços das unidades podem ser conferidos no Imuniza Já Curitiba.
Vacinação no Paraná
Até esta quarta, conforme o Ministério da Saúde, o Paraná vacinou 1.048.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% do público-alvo, de 4.574.841 pessoas.
Com isso, o estado ocupa a quinta posição nacional de aplicações em números absolutos, atrás de São Paulo (4.327.099), Minas Gerais (2.172.652), Rio Grande do Sul (1.580.700) e Rio de Janeiro (1.531.083).
Eficácia
Neste ano, conforme o Ministério da Saúde, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.
Fonte: G1