Empresa terceirizada contratada para zeladoria do espaço tem deixado faltar insumos e não cumprido com a limpeza
Durante uma visita periódica, realizada no último dia 27 de janeiro, diretores do Sindserv Londrina (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) identificaram uma série de irregularidades no Depósito Três Marcos, pátio que abriga o maquinário da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.
As lideranças constataram condições de trabalho precárias e insalubres no vestiário e banheiro. Segundo levantamento dos dirigentes, a situação tem sido causada pela falta de insumos e de limpeza nos locais. A zeladoria do espaço é de responsabilidade de uma empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura de Londrina.
Ainda, de acordo com Priscila França, assessora de imprensa do Sindserv Londrina, foi observado que há somente um caminhão disponível para realizar o serviço de recapeamento, mais conhecido como “tapa buracos”, em toda a cidade.
“Os demais [veículos] se encontram parados no pátio do Depósito Três Marcos, por falta de manutenção da antiga gestão”, assinala.
No Depósito estão lotados aproximadamente 250 servidores, ou seja, a maioria do quadro que presta serviços pela Secretaria. Além disso, no local está sediado o Laboratório de Análise Asfáltica. Entre outras competências, o órgão fiscaliza obras em execução, incluindo, as de saneamento e drenagem urbana.
Questionada pela reportagem se é a primeira vez que a precariedade no Depósito Três Marcos é verificada no Depósito Três Marcos, França compartilha que não. De acordo com ela, é frequente que empresas terceirizadas não realizem as funções a que são designadas.
“Infelizmente, é uma prática recorrente das empresas terceirizadas, que deixam de cumprir o contrato sem qualquer justificativa, visto que os materiais e insumos para realização das atividades de limpeza são encontrados facilmente no mercado, não existindo falta ou dificuldade de adquirir os itens”, pontua.
“Os trabalhadores ficam expostos em um local insalubre e degradante que pode comprometer a sua saúde, dificultando o desempenho de suas atividades”, ela acrescenta.
Reunião com secretário de Obras
Face à condição degradante, o Sindicato solicitou a regularização imediata da limpeza bem como o agendamento de uma reunião com o secretário da pasta, Otávio Vitor Marcos.
O encontro ocorreu na última segunda-feira (3), uma semana após a visita ao Depósito, e contou com a participação dos diretores do Sindserv Londrina, Edson Pedrozo, Marco Modesto e Júlio Cezar Gomes, além de servidores.
França pontua que a intenção do encontro foi solicitar à Prefeitura que cobre a empresa terceirizada para que o serviço seja realizado de forma emergencial como prevê o contrato e os servidores tenham um ambiente limpo e digno para desempenhar suas funções.
Na reunião, o secretário informou que irá notificar a empresa terceirizada com sanções administrativas devido à falta de insumos.
Outra pauta levantada na reunião foi a necessidade de contratação de pessoal, visto que a falta de servidores também atinge a Secretaria de Obras.
Sindicato segue vigilante
De acordo com o Sindicato, a situação no Depósito foi resolvida parcialmente, alguns materiais foram repostos, mas ainda faltam itens essenciais como EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) para que os trabalhadores da empresa terceirizada consigam realizar suas atividades com segurança. O Sindicato informou que segue acompanhando a situação.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.